segunda-feira, 18 de junho de 2012

Asteroide pode atingir a Terra em 2040


Na última sexta-feira, a NASA divulgou uma estranha nota revelando um evidente conflito entre a necessidade de informar e o desejo de não causar alarme. A nota continha os resultados das observações do asteroide 2011 AG5.
Asteroide
Essas observações realizadas por astrônomos em todo o mundo sugerem que existe uma chance, embora não muito grande, do asteroide de 140 metros de diâmetro descoberto no começo do ano passado se colida com nosso planeta no ano de 2040. De acordo com a agência espacial norte-americana, observações até 2016 podem reduzir as chances de impacto para pouco menos de 1%.
Mas somente em 2023 que o risco de colisão será mais claro, já que o asteroide irá se aproximar a 1,8 milhão de quilômetros de nós, uma distância não muito grande em termos espaciais. A região onde o corpo celeste possivelmente irá passar em fevereiro de 2023 é denominada buraco de fechadura. Se ele passar por essa área, a atração gravitacional terrestre provavelmente irá influenciar a órbita do asteroide o bastante para trazê-lo de volta para um rota de colisão, que pode acontecer no dia 5 de fevereiro de 2040. Mas se o asteroide não ultrapassar essa área, os riscos de impacto serão zerados.
Mesmo que a maioria dos pesquisadores afirmem que as chances de uma catástrofe por causa de um impacto do tipo acontecer em 2040 são muito pequenas, eles afirmam que é bom continuar atentos à novas observações, que podem aumentar ou diminuir os riscos de impacto.
Mesmo que as chances aumentem, ainda haverá tempo suficiente para o planejamento de missões para mudar a trajetória do asteroide, evitando que ele caia na Terra e gera uma catástrofe sem proporções, causando a extinção da maioria das espécies.
Além desse, um outro asteroide denominado Apophis possui uma remota chance de colidir com a Terra em 2036.

0 comentários:

Postar um comentário