terça-feira, 1 de maio de 2012

A lenda do Holandês Voador


O navio Holandês Voador partiu da cidade de Amsterdã no ano de 1680 e uma tormenta surpreendeu a tripulação do navio. Mesmo com tantos avanços, ainda existem várias lendas e superstições que se são bastante comuns na navegação, como o SS Ourang Medal e o Mary Celeste, mas talvez uma das mais conhecidas seja a lenda do Holandês Voador.
Essa lenda conta que o capital Bernard Fokke havia contrariado os seus marinheiros, insistindo em navegar pelo Estreito de Magalhães, uma região com um clima instável e com muitas geleiras, e a embarcação teria naufragado. Mas de algum modo, o capitão havia sido condenado a navegar eternamente pelos mares e qualquer outro navio que avistasse o Holandês Voador seria afundado.
E desde que a lenda se tornou popular, surgiram os inúmeros relatos, alguns detalhados outros não, do acostamento da lendária embarcação.
E um desses relatos foi emitido por uma das tripulações nazistas de Hitler, dizendo que haviam avistado o Holandês Voador e que por isso não arriscariam viajar até Suez. Mais ou menos na mesma época, cerca de 100 pessoas que descansavam na Baía Falsa disseram ter visto a embarcação,
Uma das mais famosas versões da lenda diz que o capitão Bernard Fokke teria ido contra a opinião de sua tripulação, teria navegado no Estreito de Magalhães e as consequências forem terríveis. Segundo a lenda, ele teria feito um pacto com o diabo, numa aposta em que o capitão havia vencido, e seu navio e ele foram amaldiçoados e condenados a navegar para sempre no mar, afundando outras embarcações que por ventura o visse.
Existem diversas versões da lenda, e uma delas até fala que o navio navegava pelo Triângulo das Bermudas. Seja como for, obviamente não nenhuma evidência real que comprove a existência do Holandês Voador, indicando que a história toda não passe de uma lenda, alimentada pelas superstições de muitos marinheiros, que também inspiraram várias obras e filmes, como Piratas do Caribe.

0 comentários:

Postar um comentário