Desejada por todos os alquimistas e cientistas, a pedra filosofal fazia que qualquer homem vivesse eternamente, imune a doenças, além de fundir metais os transformando em ouro.
Sabe-se muito pouco sobre esse tesouro e poucas pessoas disseram que teve contato com ele.
O principal relato foi feito pelo médico Johann Friedrich Schweitzer que afirma ter tido essa oportunidade. Em seus relatos, um estranho veio lhe procurar na Holanda, durante a última semana de 1666 enquanto tratava o príncipe Orange, e perguntou-lhe se seria capaz de reconhecer a pedra filosofal. No mesmo momento mostrou-lhe três peças pesadas e disformes, do tamanho aproximado de uma noz, transparentes, com uma coloração clara de enxofre. Schweitzer segurando uma das pedras pediu ao estranho um pedaço dela, mas foi negado, então o médico, furtivamente, raspou o objeto com a unha, obtendo uma pequena fração. Logo o visitante foi embora dizendo que voltaria dentro de um mês. No laboratório, Schweitzer colocou a partícula da pedra no chumbo derretido, para sua surpresa a mistura se transformou numa substância terrosa, sendo que a maior parte evaporou. Quando o visitante misterioso voltou, o médico confessou o roubo, relatou o fracasso de sua experiência e rogou por mais um pedaço da pedra milagrosa. O estranho explicou que para realizar a mutação era preciso envolver a pedra com cera, impedindo que ela entre em contato com a fumaça e possa penetrar no chumbo. Mesmo relutante o visitante lhe cedeu um pedaço da substância, do tamanho de uma semente, antes de partir. Ao refazer seu experimento com as instruções que recebeu, Schweitzer realizou a tão sonhado transmutação.
A notícia se espalhou e peritos vieram ver a autentificação do ouro, e chegaram a conclusão de que o ouro era verdadeiro.
Mesmo provando que o ouro era verdadeiro, alguns disseram que a historia era falsa, porém Schweitzer não tinha motivo para mentir pois era um cientista de renome e escritor de vários livros.
Meu caro leitor, o que você acha sobre o assunto, ela existiu ou não, será que ela tem alguma coisa a vê com o fato de que o autor Keanu Reeves nunca envelhecer ou tudo não passa de uma lenda? Não deixem de comentar.
0 comentários:
Postar um comentário