sábado, 12 de maio de 2012

A Pedra da Gávea


Localizada na cidade do Rio de Janeiro, está talvez a mais intrigante montanha de pedra do Brasil. Com uma altura de quase 900 metros, entre os bairros da Tijuca e São Conrado, está a Pedra da Gávea, que ainda desafia explicações por parte de historiadores e arqueólogos.
Pedra da Gávea
Se observar bem, essa pedra se assemelha com a face um gigante desconhecido, onde existem inscrições que dificilmente seriam moldadas por forças naturais. Ainda não há uma prova de quem as fez ou porquê e assim como a Pedra do Ingá, essa entra na lista como um dos lugares mais misteriosos do Brasil.
As primeiras pesquisas na região datam da época de D. Pedro I e só se tornaram constantes em meados do século passado. Muitos acreditam que a Pedra da Gávea seja na verdade um túmulo de um rei fenício e vários escavações tentaram comprovar isso, sem sucesso.
Pedra da Gávea
Alguns anos mais tarde, o Centro de Excursionismo Brasileiro mandou um grupo de exploradores para escalaram a Pedra, e no que parece ser a orelha direita da obra, que na verdade é a entrada para uma caverna que vai até o outro lado da pedra.
Do outro lado da pedra, estão localizadas algumas inscrições, que estão relativamente conservadas, já que ali é uma região de constantes chuvas. Em 1963, esses registros foram traduzidos pelo professor Bernardo A. Silva Ramos.
Inscrições Pedra da Gávea
Foto da inscrição
LAABHTEJBARRIZDABNAISINEOFRUZT
Que lidas ao contrário:
TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL
Ou:
TIRO, FENÍCIA, BADEZIR PRIMOGÊNITO DE JETHBAAL
Será que a pedra da Gávea é a cabeça de uma gigante esfinge que guarda uma tumba de um rei fenício? Será que é uma entrada para a Terra Oca? Ou foi simplesmente esculpida pela natureza? Não deixe de comentar!

0 comentários:

Postar um comentário