segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cidades Fantasmas: Gunkanjima #2


No terceiro artigo da série “Cidades Fantasmas”, falaremos sobre uma ilha abandonada, chamada Hashimamais conhecida como Gunkanjima, que vista de uma altura considerável, mais parece um navio do que uma cidade.  Devido à essa semelhança, a ilha chegou a ser atacada por um torpedo norte-americano em meados da Segunda Guerra Mundial.
Gunkanjima
A ilha possui aproximadamente 1 Km², e está localizada á cerca de 20 quilômetros do porto da cidade de Nagasaki. Gunkanjima foi habitada por quase um século. Os primeiros habitantes chegaram em 1887, com a abertura de uma mina no local. Mas em 1974, a cidade foi evacuada por ordens do governo, por causa da escassez de recursos naturais e ao fechamento da mina de carvão, que era o principal ponto de trabalho dos moradores.
Foram construídos vários prédios na ilha para abrigar os trabalhadores, muitos pelos quais foram trazidos de outros países asiáticos. Além disso, a cidade conta com a proteção de um muro de concreto para evitar catástrofes como tufões e maremotos.
Gunkanjima atualmente pertence à Nagasaki, e a cidade pretende investir cerca de 100 milhões de ienes para recuperar a beleza da cidade fantasma e transformá-la num ponto turístico. Mas enquanto os projetos não saem do papel, Gunkanjima continua sendo uma cidade-fantasma e você pode ver algumas imagens dela mais abaixo.
Gunkanjima
Gunkanjima
Gunkanjima

0 comentários:

Postar um comentário