domingo, 29 de abril de 2012

O que são quasares?


Um quasar um corpo celeste bastante peculiar, pois é o maior emissor de energia do universo. Essas complexas estruturas foram descobertas no início da década de 1960 e os pesquisadores notaram que ele possui um núcleo ativo maior que uma estrela gigante.

Quasar

Para se ter uma ideia, um quase pode emitir entre 100 e 1000 vezes mais luz do que toda a Via Láctea com suas bilhões e bilhões de estrelas, já que nossa galáxia não possui um quasar. Os astrônomos puderam notar sua existência através das ondas de rádio que são captadas por nossos radiotelescópios. O mais brilhante quasar já descoberto está localizado a dois bilhões de anos-luz da Terra, denominado 3C 273, e está perto de nós em relação à outros que falaremos mais adiante.

Um quasar, grosseiramente falando, é uma estrela muito, mas muito grande, e altamente brilhante. Sua estrutura se assemelha à uma galáxia e é a mais massivo que qualquer outro corpo celeste já descoberto.

Segundo alguns cientistas, um quasar na verdade é um buraco negro supermassivo que brilha intensamente no centro de uma galáxia (não de todas), mais do que qualquer outra coisa. Um buraco negro supermassivo não se forma com a morte de uma estrela (não confunda com buraco negro estelar), e sim teve sua origem nos primórdios do universo, quando um caótico movimento matéria energia deu origem a área de uma incrível densidade. A acreção de matéria a esses buracos negros é que fazem os quasares brilharem e emitem tanta energia.

Como já dito, os quasares se situam a bilhões de anos luz de distância, ou seja, estamos vendo algo que aconteceu há bilhões de anos atrás, por isso, alguns cientistas acreditam que um quasar pode ser uma galáxia nascendo nos momentos iniciais do universo.
Ou ainda os buracos negros supermassivos localizados no centro das galáxias podem ter sido no passado quasares, são tudo possibilidades, e ainda há alguns debates em torno da real natureza de um quasar e como se formam. O que se sabe é que eles emitem muitas ondas de rádio e mais luz do que qualquer outra coisa no universo, além de grandes emissores de partículas radioativas.

Os mais distantes quasares foram detectados 10 bilhões de anos-luz de nós e outro fato curioso sobre os quasares é seu desvio para o vermelho (redshift), altamente elevado, indicando que o objeto está muito, mas muito distante de nós. Eles podem ser visto à ser inimaginável distância devido ao fato de serem extremamente luminosos e quando o vemos, observamos o universo em seus primeiros bilhões de anos. Os primeiros quasares devem ter sido formados após o Big Bang.

0 comentários:

Postar um comentário